[metaslider id=2394]
Moradores do bairro da Marambaia receberam neste domingo, 23, a Praça Dom Alberto Ramos, no conjunto Médici I, totalmente revitalizada. Uma extensa programação marcou a entrega da obra, realizada pela prefeitura de Belém e avaliada em cerca de 430 mil reais.
Há décadas sem receber nenhum tipo de intervenção, a praça, localizada na Avenida Rodolfo Chermont, está com novo visual, mais bonita, moderna e com mais segurança para a comunidade. Além das melhorias, os frequentadores do espaço terão acesso à internet WiFi gratuita e permanente. O serviço foi disponibilizado pela prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Informática (Cinbesa).
“A participação da comunidade junto com a gente trouxe esse resultado. Essa era uma reivindicação permanente da população. A nova praça faz parte de um conjunto de ações executadas por diversos órgãos da prefeitura, que fazem com que esse espaço seja uma área de convivência para as famílias”, declarou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
Por meio das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan) e Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) foram realizadas a recuperação do piso em pedra portuguesa; reforma dos brinquedos do playground, das quadras, do posto da Guarda Municipal – que garantirá a segurança dos frequentadores -, e dos quiosques, além de recuperação da parte elétrica e hidráulica, recuperação dos mobiliários urbanos, pintura geral, nova iluminação pública, paisagismo, construção de uma nova academia ao ar livre, e de uma academia de Saúde.
“Nossa praça está linda. Quem viu como era antes nem acredita. Um lugar para passear aos domingos. Lugar de lazer. Lugar para a família”, disse a aposentada Maria de Nazaré Carvalho, de 86 anos, moradora do bairro da Marambaia há mais de cinquenta anos.
Durante a cerimônia de reinauguração, a comunidade conheceu as instalações da 10° Academia ao ar Livre, de Belém. Diferente das demais unidades, esta é a primeira em aço carbono com regulagem de peso.
Até o final de 2015, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) pretende implantar mais 20 academias na capital. Todas as dez unidades existentes, hoje, possuem professores em dois turnos para auxiliar a população. As unidades atendem cerca de sete mil pessoas por mês.
Cleide Vieira, de 35 anos, que frequenta a academia ao ar livre do conjunto Médice II, não abre mão das atividades pelo menos cinco vezes por semana. “Antes eu fazia só caminhada. Desde que comecei a malhar senti a diferença. É mais qualidade de vida. Tenho orientação nutricional e de como usar os aparelhos da forma correta”, disse.
Ao longo da manhã, uma ampla programação, que teve início às 8h, fez parte da reinauguração da praça, que contou ainda com diversos serviços de cidadania, jogos esportivos, apresentações culturais, e mais uma edição da feira de adoção de cães e gatos, uma iniciativa da prefeitura de Belém, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Cães e gatos ganham casa nova
O domingo, 23, também foi dia de levar um novo amiguinho para casa. A menina Pietra de Castro Torres, de 8 anos, foi acompanhar a avó, Ayda Lima, até a praça Dom Alberto Ramos, para que a senhora solicitasse a emissão da segunda via do RG, mas as duas voltaram para casa acompanhadas. Aproveitaram a 4ª feira de adoção de cães e gatos, que aconteceu na praça, e adotaram um filhote de cachorro. “Eu amo os animais. Já tenho um hamster em casa e agora a Laisa”, falou contente a menina, enquanto fazia carinho no animal, já nomeado de Laisa.
Na 4ª edição da feira de adoção de cães e gatos ficaram disponíveis para adoção 40 gatos e 50 cães. Os adultos já estavam castrados e os filhotes eram levados para casa com a autorização para realizar o procedimento. Para adotar um animal era necessário ter em mãos o RG, uma cópia do comprovante de residência e realizar uma entrevista socioeconômica. Nas três ultimas feiras, um total de 180 animais já foi adotado.
“Nós sempre tivemos um cachorro em casa, mas o nosso morreu e hoje vim adotar outro para ser o companheiro da família”, disse Maria de Fátima Gomes, moradora do bairro da Marambaia, que também parabenizou a iniciativa por diminuir o número de animais nas ruas.
Programação de reinauguração levou vários serviços à comunidade
Foram ofertados diversos serviços nas áreas de saúde, educação, transporte e cidadania de forma rápida e fácil. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além de orientar sobre dicas no trânsito, realizou a emissão de passe fácil estudantil, sênior e para pessoas com deficiência. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) fez a distribuição de mudas, realizou oficinas de educação ambiental com o reaproveitamento de material e pintura com foco ambiental.
Kátia Batista aproveitou o espaço todo revitalizado para levar o filho para brincar e acabou conhecendo mais sobre os projetos educacionais do município. “Ele está feliz porque está tendo um domingo diferente e eu também porque estou sabendo mais sobre os projetos desenvolvidos pela prefeitura”, afirmou, se referindo ao projeto Direito de Ser, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Serviços de verificação arterial; emissão da carteira do SUS; testes rápidos de HIV e hepatites virais; distribuição de preservativos; vacinação; ações de educação em saúde, como medidas de prevenção de dengue, chikungunya, leptospirose, doença de chagas e esquistossomose também foram oferecidos pela Secretaria de Saúde do Município.
A Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) também esteve no local, onde realizou a avaliação nutricional e orientou à população sobre a prática de hábitos saudáveis. “Eu vim para tirar o RG, mas como estou grávida aproveitei para fazer exames, a avaliação nutricional e participar das atividades. Estou gostando muito dos serviços que têm aqui”, afirmou Elaine Nunes de Souza.
Já a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE) aproveitou a ocasião para orientar os moradores sobre como fazer uma horta domiciliar. Além destes serviços, houve também a emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), título de eleitor, e prestação de serviços de assistência social por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
*Com colaboração de Aline Saavedra (texto)
Texto: Denise Soares
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus / João Gomes – NID Comus
Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA)