[metaslider id=4017]
Sustentabilidade, educação e compromisso socioambiental é o tema da XIV Semana do Meio Ambiente, iniciada nesta sexta-feira, 02, no Bosque Rodrigues Alves, em Belém. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a iniciativa chega a 14ª edição com resultados positivos alcançados ao longo dos últimos cinco anos, em que foi realizada de forma ininterrupta. Porém, ainda com grandes desafios.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, participou da cerimônia de abertura do evento e aproveitou a ocasião para falar sobre os avanços alcançados pelo município em relação à preservação do ecossistema local, como o fechamento do Lixão do Aurá, que contaminava solo e lençóis freáticos do município.
“O Lixão era um exemplo de má destinação para os nossos resíduos sólidos. Os catadores trabalhavam ali em condições insalubres, sem condição sanitária alguma, e os prejuízos ao nosso ecossistema eram enormes. Ainda hoje temos que levar duas vezes por semana água potável para as comunidades das ilhas de várzea, porque o rio foi contaminado”, afirmou o prefeito Zenaldo Coutinho. “Com a abertura do aterro sanitário, esses mesmos catadores hoje participam da coleta seletiva no centro da nossa cidade, trabalhando de maneira adequada”, completou o prefeito.
Zenaldo fez referência ainda as políticas públicas municipais de sensibilização e conscientização ambiental, como os projetos Florir Belém e ReplantAÇÃO. O Florir Belém é responsável por promover o paisagismo de logradouros públicos da cidade, inclusive em pontos críticos de despejo irregular de lixo e entulho. Já o ReplantAÇÃO é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, e visa através da manutenção e limpeza de áreas verdes da cidade, como o Bosque e a Granja Modelo, ressocializar internos de regime semiaberto.
Para o prefeito da cidade, políticas concretas de equilíbrio tributário fariam a diferença no enfrentamento dos enormes desafios ambientais de Belém, visto a complexidade do município, que possui 14 bacias hidrográficas e 39 ilhas, e ainda assim apresenta a menor renda per capita do país.
“Nós temos hoje a menor renda per capita de todas as capitais brasileiras. Porto Alegre que possui o mesmo número populacional que Belém recebe três milhões a mais por ano do que Belém. Além disso, sofremos ainda hoje as consequências de uma expansão urbana desordenada. Não teve política habitacional no Brasil por muitos anos, o que nos exige retomar o controle urbanístico da nossa cidade”, declarou o prefeito, que enalteceu o trabalho de todos os agentes públicos ou não que fazem educação ambiental como vocação.
Foram 22 agraciados com o diploma “Amigo do Verde”, uma homenagem a pessoas que desenvolvem ações de valorização do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável do município. A psicopedagoga da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Alessandra Carvalho, foi uma das homenageadas.
O papel de Alessandra na escola Municipal Maria Madalena Travassos, em Moqueiro, foi fundamental para que, através do projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, a escola alavancasse diversos trabalhos de preservação ambiental, como o de captação e reutilização da água de chuva, e a criação de uma estufa de garrafas pet.
“A gente percebeu que as crianças e jovens começaram a criar mais responsabilidade por aquilo, perceber seus direitos e deveres em relação a nossa bioesfera”, comentou Alessandra, que acredita que a educação é o principal caminho para o resgate da consciência ambiental da população.
Segundo o titular da Semma, Fabrício Crescente, não foi à toa que o tema da Semana do Meio Ambiente deste ano foi voltado para educação e sustentabilidade. “A gente quer convocar a sociedade para que ela também tenha responsabilidade sobre isso. Para que cada cidadão, junto com a administração pública, debata esta temática, se informe, e colabore para que tanto a nossa geração atual quanto as futuras possam desfrutar desses recursos”, disse o secretário.
A abertura da XIV Semana do Meio Ambiente contou ainda com a presença do vereador Fabrício Gama, que representou a Câmara Municipal de Belém; estudantes da escola Municipal Alzira Pernambuco; e uma apresentação cultural do grupo “Nas suas mãos”, do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie).
“Fico feliz de ver que a Prefeitura está presente e atuante nas questões que mais assolam o nosso município. Isso demonstra preocupação com o crescimento do município”, concluiu o vereador Fabrício Gama.
A programação da Semana do Meio Ambiente segue até terça-feira, 06. Confira:
Programação XIV Semana do Meio Ambiente:
03/06 – Sábado
Local: Bosque Rodrigues Alves – 8h às 12h
Exposições: Tipos de solos/Alimentação dos animais
Batalhão da Polícia Militar
Plantio do Pau rosa
04/06 – Domingo
Local: Bosque Rodrigues Alves – 8h às 12h
Exposição: SESMA (DEvs)
EMBRAPA – Exposições/ Oficinas de Bio-jóias/doação de mudas/Demonstração de compostagem /Trabalho de educação ambiental (Enactus e Catadores de Materiais Recicláveis)
Exposição dos animais Taxidermizados
Oficinas de materiais recicláveis (Brinquedoteca)
Contadores de Histórias
05/06 – Segunda-feira
Praça Milton Trindade (Horto Municipal) 8h às 12h
Oficina Pequeno Jardineiro
Exposição Animais Taxidermizados
Exposição FAUNA e FLORA do Bosque
Demonstração Compostagem (EMBRAPA)
Projeto ENACTUS (UFPA)
Apresentação CRIE – Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes
06/06 – Terça-feira
Ciclo de Palestras / Auditório FIEPA 9h
Tema: Sustentabilidade, Educação e Compromisso socioambiental.
Palestrante: Fidelis Martins Paixão – Advogado. Educador Ambiental, Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento local na Amazônia. Pesquisador Associado do Programa Trópico em Movimento UFPA e Membro da Facilitação Nacional da REBEA – Rede Brasileira de Educação Ambiental
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
				




