A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), entregou nesta quinta-feira, 16, dez computadores para a ONG Saber, que atende pessoas com deficiência na capital paraense.
As máquinas são frutos da parceria entre o município e o instituto Descarte Correto, que recebe o lixo eletrônico coletado pela Semma e, em contrapartida, entrega computadores recondicionados à secretaria.
Benefício
O diretor-presidente da Organização, Bernardo Moraes Neto, disse que a chegada dos computadores representa um ganho. “Um ganho não para a instituição, mas para a comunidade que nós atendemos. A partir do laboratório de informática será possível trabalhar a inclusão digital com as crianças e com os familiares que as acompanham durante as terapias”, declarou.
Atualmente, a ONG Saber oferece serviço de reabilitação para 297 crianças, com idades entre 2 anos e 14 anos. Uma delas é a Lorena, 6 anos, diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a primeira a usar o novo espaço.
“É muito gratificante testemunhar a materialização do poder gerado pela união entre a sociedade e o poder público. Cada pessoa que participou de nossa campanha de descarte de lixo eletrônico é também doadora desses computadores”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira.
Inclusão digital
Além da preservação do meio ambiente, a campanha em parceria com o instituto Descarte Correto gera frutos para o município, porque o lixo eletrônico coletado pela Semma é destinado ao Instituto que, em contrapartida, entrega computadores recondicionados, que são doados pela Prefeitura de Belém a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. O objetivo é implementar laboratórios de informática e incentivar a inclusão digital.
Este foi o segundo laboratório de informática montado a partir da iniciativa municipal. Em junho deste ano, a Unidade Pedagógica Flexeira, localizada na ilha de Cotijuba, também recebeu dez computadores advindos da parceria entre a prefeitura municipal e o instituto.
“O Instituto Descarte Correto visa não apenas a educação ambiental, mas a inclusão digital. Nosso maior propósito é levar a inclusão para toda a Amazônia. O auge da parceria é a entrega desses computadores. A gente fica honrado ao ver a alegria e a esperança no rosto dessas crianças, o que significa, também, acesso ao mercado de trabalho, futuramente”, afirmou a assessora do instituto Descarte Correto, Andreza Benone.
Desde o início da campanha para a arrecadação de lixo eletrônico, em junho deste ano, mais de 4 toneladas de aparelhos eletrônicos como tablets, celulares, televisores e monitores, que iriam para o lixo comum, foram arrecadadas pela prefeitura.
Descarte
O descarte de lixo eletrônico pode ser feito na praça Milton Trindade (horto municipal) de terça a domingo, de 8h às 16h. Há também o ponto de coleta itinerante, montado sempre às sextas-feiras. Nesta sexta, 17, a equipe da Semma e do Descarte Correto estará na praça São Sebastião, no bairro da Sacramenta, de 9h às 14h.
Podem ser doados computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, televisores, microondas, rádios, telefones, celulares, carregadores, pilhas e baterias.
Texto: