Diversão e conhecimento com foco ambiental foram garatindos na programação especial do Dia das Crianças, celebrado nesta quinta-feira, 12, das 8h às 12h, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Saúde (Sesma) no Bosque Rodrigues Alves e na Praça Milton Trindade (Horto Municipal).
Aula de cidadania
O prefeito de Belém, Edmilsol Rodrigues, acompanhou de perto a programação e ressaltou a importância das crianças terem o acesso a informações sobre Amazônia. “Abrimos as portas do Bosque, com acesso gratuito, para as crianças que estão recebendo verdadeira aula de cidadania, educação ambiental e diversas informações sobre o nosso acervo ambiental e genético. São conhecimentos sobre a nossa Amazônia para que a gente lute por ela. Porque ao lutar para preservar a Amazônia estamos lutando por um tipo de desenvolvimento sustentável e, portanto, pelo futuro da humanidade. É bom ver as crianças participando dessa construção de um futuro justo, sustentável e feliz”, ressaltou o prefeito de Belém.
Diversão
Ao chegar ao Bosque, que nesta data disponibilizou acesso gratuito, a criançada já se deparava com a exposição de crânios de animais silvestres, animais que fazem parte da região amazônica como bicho preguiça e onça. No corredor de atividades, crianças e adultos puderam conhecer produtos que podem ser produzidos a partir de materiais recicláveis, como por exemplo, garrafa PET, além de jogos educativos. Já na brinquedoteca as crianças aproveitaram o espaço para brincar, desenhar e pintar a vontade.
Para a família Costa, o Jardim Botânico é uma opção arborizad, que permite que as crianças fiquem próximas da natureza e longe das telas de celular.
Ambiente refrescante
“A gente veio aproveitar o dia da criança, porque, durante a semana, a gente não consegue ter esse momento. Hoje, nós estamos em um feriado bom para aproveitar em família esse ambiente refrescante”, contou a servidora pública Fabíola Costa, que estava acompanhada do espaso André Costa e dos filhos Luis Fernando, 5 anos, Ana Luisa Costa, 14 anos.
“Tô gostando do passeio porque tô procurando o jacaré”, contou, envergonhado, o pequeno Luis Fernando”. Já os irmãos Elana Sáfira, 10 anos, e Samuel da Silva Pantoja, 7 anos, que estavam acompanhado do pai Silvestre Pantoja Junior, 43 anos, o passeio estava divertido. “Tá sendo muito legal. A gente ja viu os animais e ficamos passeando”, disse Samuel.
Outras atividades
A programação do dia das crianças ocorreu também no Horto Municipal, com a 2ª edição do Festival do Sorvete e atividades, como sensibilização na natureza e caça ao tesouro. Já no Hospital de Pronto Socorro (HPSM) Mário Pinotti ocorreu a inauguração da Brinquedoca, que funcionará no 1º andar da unidade.